Inscrição, requerimentos, boletos e parcelamentos devem ser solicitados através do link. 

Outras solicitações poderão ser encaminhadas ao e-mail (crbm4@crbm4.org.br)

 

NOSSA JURISDIÇÃO

Universidades no Brasil

Histórico

NÍVEL NACIONAL

    O curso de BIOMEDICINA surgiu, quando diversas Escolas de Medicina propuseram a formação de profissionais para atuarem como docentes e pesquisadores nas diversas especialidades da área biomédica, particularmente aquelas da área básica e não clínica, bem como nos serviços de diagnóstico e terapêutica, tais como: análises clínicas, hematológicas, citologia e radiologia.
    Os primeiros cursos tiveram início no ano de 1966 com a implantação do Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, nas reconhecidíssimas;
- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),
- Universidade Estadual Paulista de Botucatu (UNESP),
- Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP Ribeirão) e,
- Escola Paulista de Medicina (EPM).
    Atualmente existem em torno de 40 Cursos Universitários, espalhados por todo o território nacional nas mais conceituadas Entidades de Ensino Superior Público e Particulares.

 

NÍVEL REGIONAL

    Em Belém, a UFPa realizou o primeiro vestibular para o curso de BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE MÉDICA em 1971, formando a primeira turma em 1974.
    Por volta de 1974, alguns colegas, ainda estudantes fundaram a ABIPA – ASSOC. DE BIOLOGIA DO PARÁ.
    Em 22 de setembro de 1977, foi fundada a ABEP – ASSOCIAÇÃO DOS BIOMÉDICOS DO ESTADO DO PARÁ, registrada no Cartório do 2o Ofício de Registro de Títulos e Documentos No 412 e 413, livro A No 3.
    Por volta de 1990 é eleita, através da resolução Nº 022/89, uma comissão composta por 3 biomédicos (CARLOS DAVID A. BICHARA, EDVALDO LOUREIRO e RICARDO ISHAK) para estruturar e implantar o CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA, 4ª. REGIÃO com sede em Belém, e jurisdição nos estados do Norte (Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Roraima) e um estado do Nordeste, Maranhão.
    Em 1992 foi realizada a primeira eleição para compor a 1a diretoria que conduziria os destinos do CRBM-4 pelos 4 anos seguintes. Sendo que até o dia 25 de outubro de 1996 o escritório do CRBM-4, funcionou na secretaria de virologia do CCB (Centro de Ciências Biológicas da UFPA). Dia 26 de outubro

SISTEMA ONLINE

INSCRIÇÃO

NOVA DIRETORIA - CRBM-4 (2023-2027)

PARCERIAS