DIA BIOMEDICO

SISTEMA ONLINE

NOSSA JURISDIÇÃO

Revista do Biomédico


EDIÇÃO 119

Universidades no Brasil

Conselho Regional de Biomedicina é instituído no Paraná

A classe biomédica do Paraná agora conta oficialmente com um órgão regulador de atuação exclusiva dentro do estado. O Conselho Regional de Biomedicina – 6ª Região (CRBM6), instituído em novembro de 2016, teve nomeação oficial da diretoria realizada na noite da última quinta-feira, dia 25 de maio, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A cerimônia contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Biomedicina, dos conselhos regionais de Biomedicina, biomédicos, estudantes e a comunidade em geral.

Dr. Renato Minozzo, Dr. Edvaldo Loureiro, Dra. Janaina Naumann,
Dr. Renato Pedreiro Miguel e Dr. Rony Marques Castilho(1)


De acordo com Janaína Naumann, presidente eleita no dia 19 de maio, e cujo mandato seguirá até o ano de 2021, o conselho irá garantir a proteção da sociedade através do registro e da fiscalização dos profissionais de biomedicina. "Conhecemos a nossa realidade em níveis estadual e federal, e queremos colaborar com os demais conselhos regionais para que a Biomedicina galgue ainda mais degraus de sucesso e se destaque no mercado de trabalho, seja na pesquisa, na iniciativa privada ou no serviço público."

A presidente eleita Janaina Naumann discursa sobre sua nova gestão

Com isso, o estado do Paraná passa a ser o único a possuir um Conselho Regional com jurisdição própria. Hoje, ele conta com aproximadamente três mil biomédicos formados pelas instituições de ensino superior do estado. No entanto, o número de profissionais inscritos é de apenas 1803. São profissionais atuantes nas mais diversas áreas, como análises clínicas, imagenologia, reprodução humana, análises de alimentos, acupuntura e estética. Já o número de empresas com registro ativo no Conselho de Biomedicina é de 400.

Diretoria e conselho do CRBM-6


Gustavo Zielonka – jornalista MTB 4378 PR