CFBM firma parceria com Associação Brasileira de Histocompatibilidade

processo de diagnóstico laboratorial de compatibilidade entre doadores e receptores para transplante de órgãos e medula óssea utilizando as ferramentas de biologia molecular”, explicou o vice-presidente do CFBM, Edgar Garcez Júnior.

Garcez explica ainda que a parceria proposta pela ABH reconhece no Biomédico um profissional qualificado para o desempenho desta atividade complexa e que exige alto grau de conhecimento específico. O vice-presidente do CFBM lembrou ainda que a dinâmica da outorga de títulos de especialista pela ABBM segue um padrão de qualidade que se equipara a sociedades científicas reconhecidas pela comunidade científica brasileira. Ele salienta que os Biomédicos que obtiverem o titulo de especialista da ABH poderão solicitar a inclusão de habilitação em Biologia Molecular e a solicitação será atendida pelos Conselhos Regionais.

O presidente do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Silvio José Cecchi, sobre o convênio,destacou que tem crescido no Brasil a cultura de transplante de órgãos, fato positivo, que demanda responsabilidade excessiva, cuidado em absoluto e conhecimento técnico.

Por Caroline Lucas